Longe do ritmo acelerado, marcas apostam em processos artesanais

Semelhantes aos mestres artesões de relógios, a arte de fazer à mão os óculos de sol e de grau incorporam para si uma essência única e exclusiva. A sutileza e o perfeccionismo em cada detalhe recontam histórias e tradições de gerações.

Um exemplo é a fabricação artesanal da grife DITA que há 50 anos mantém à fiel crença que não existem atalhos para a qualidade.

Respeitando o ritmo de construção de cada etapa, um óculos DITA pode levar oito meses em 320 fases de produção, isto se deve à cuidadosa criação que une técnicas tradicionais a tecnologia.

dita-5

Além de englobar procedimentos tradicionais repassados por gerações, as armações de acetato DITA utilizam, através de um recurso renovável, o processo de polimento em bambu. Desse modo, pequenas lascas de bambus são cortadas à mão de diferentes formas e tamanhos, o que incorpora a essência e peculiaridade da marca.

Outra grife que guarda a tradição do seu mestre artesão em cada detalhe que compõe os óculos, é a Persol. No auge dos anos 20, surgem às lentes amarelo-marrom, de cristal neutro produzidas com sílica de altíssima pureza. O seu desenho limpo e a Seta Prateada, detalhe característico da Persol, são constituídas por um conjunto de 41 peças que exigem 43 diferentes operações de montagem.

capture-decran-2016-10-21-a-10-25-50

Após uma década, a Persol constrói o sistema Meflecto que, através da inserção de cilindros de nylon ou metal cruzados por um núcleo de aço inoxidável, torna as hastes mais flexíveis, proporcionando assim mais conforto e melhor adaptação ao rosto.

Quem também é conhecida por seus óculos feitos totalmente à mão é a francesa Thierry Lasry. Com pai oftalmologista e mãe designer, o francês Thierry Lasry incorpora conceitos modernos e tradições artesã no seu modo de construção. As armações feitas de acetato, que são fabricados pelo italiano Mazzucchelli, são esculpidas e submetidas a um processo de texturas e estratificação. Através da combinação de folhas de cores diferentes nasce o design vintage e vanguardista da marca.

orgasmy-v147

Diferente dos acessórios industrializados e produzidos em massa, os óculos destas e outras marcas de design comercializados pela Eric Gozlan Lunettes retratam a personalidade e história de cada designer e de cada marca, cuidadosamente pensados e feitos a mão.

Visite a nossa loja virtual e as boutiques no ParkShoppingBarigui e Pátio Batel para conhecer esses verdadeiros objetos artísticos!

Os comentários estão desativados.

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades.